domingo, 9 de novembro de 2008

Comentando a prova aberta

Questão 1
Essa questão trata de dois momentos da história da Alemanha: o pós Primeira Guerra Mundial e o pós Segunda Guerra. Por que a Alemanha saiu dividida das duas guerras? Simplesmente porque perdeu as duas. No caso da Primeira, foi dividida geograficamente pelo Corredor Polonês, pelo qual a Polônia passava ter acesso ao mar Báltico, segundo decisão do Tratado de Versalhes. No caso da Segunda Guerra, a divisão ocorreu pela disputa ideológica entre a URSS e os países capitalistas que venceram a Guerra, ocasionando o surgimento de dois Estados distintos, a RDA e a RFA. O erro mais comum nessa questão foi afirmar que a Alemanha foi dominada pelos países vencedores. Ela foi apenas temporariamente ocupada por eles, até que os dois Estados acima citados se organizassem.

Questão 2

Essa questão foi a de maior índice de acertos: tratava-se de definir “Guerra Fria” (pena que valia menos, apenas um ponto...). Os que erraram não limitaram corretamente o período (1946 a 1989). Também houve quem dissesse que na Guerra Fria não houve combates. Claro que houve (lembrem-se da Coréia, do Vietnã...) só que não diretamente entre URSS e EUA.

Questão 3
Essa foi a questão com maior porcentagem de erros ( ou então de omissão). Perguntava-se sobre o macarthismo no contexto da Guerra Fria.Primeiro, alguns confundiram macarthismo com Doutrina Truman, propósito do presidente norte-americano de não permitir a expansão do comunismo, além de onde ele já havia chegado (leste europeu) e de fazer quaisquer esforços, quer militares ou econômicos, para evitar essa expansão.

Também houve quem confundisse macarthismo com Plano Marshall, plano de ajuda norte-americana para recuperar a Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Depois houve os que confundiram MacCarthy com McArthur (conforme eu previ) e aí virou uma bagunça, porque ainda entrou a Guerra da Coréia no meio.Na verdade, o macarthismo foi um sentimento coletivo de “caça aos comunistas”, onde quer que eles estivessem, principalmente nos meios intelectuais e artísticos dos EUA. Esse sentimento foi ligado à atividade do SENADOR Joseph MacCarthy que presidiu o Comitê de Investigação para Atividades Anti-Americanas no senado americano (simplesmente uma CPI), portanto sem poder de julgar ou condenar ninguém. Se não houvesse existido essa CPI, o sentimento de pavor em relação ao comunismo teria existido do mesmo jeito (talvez lhe dessem um outro nome), principalmente depois da explosão da primeira bomba soviética, em 1949...

Nenhum comentário: