quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Comentando a prova

Os alunos das turmas de Humanas ( A e D) fizeram prova aberta antes do feriado. Gostaria de comentar os três erros mais freqüentes cometidos pelos meus queridos “humanos” nessa avaliação, sendo que alunos de qualquer área podem aproveitar também essas orientações.

1. “Humanos”, vocês não estão obedecendo os comandos! Se estiver escrito: COMENTE ou DISCORRA, não adianta só citar. Vale para o contrário também: pedi que CITASSEM uma medida do governo nazista que demonstrasse o racismo praticado por ele; não era preciso fazer um texto contando todas as barbaridades cometidas contra os judeus. “Ah, mas eu sabia e quis colocar”! vai dizer a bonitinha. E na hora do vestibular quem estiver corrigindo sua prova vai tirar seu ponto. Simples assim.

2. Na questão sobre a crise de 29, foram pedidas duas medidas tomadas pelo governo Roosevelt para contornar a crise. Medidas são providências concretas e não concepções econômicas. A postura do Estado como agente regulador da economia já estava implícita na adoção do New Deal, o que foi pedido é como isso foi traduzido em ações governamentais.

3. Na última questão foi extraído um pequeno trecho do “Mein Kampf”, de Adolf Hitler. Ali são exaltadas as virtudes da “ raça” ariana e sua superioridade sobre as demais. Em nenhum momento, nesse trecho, se fala dos judeus; daí, quando se pergunta qual a característica observada no texto, a resposta certa seria RACISMO e não anti-semitismo, embora saibamos que ele existiu.

Fiquem atentos. Beijos. Eliane

2 comentários:

Anônimo disse...

Professora!
Valeu pelas dicas, realmente elas são úteis para todos, mas, principalmente, serão úteis para que poçamos evitar confusões futuras no que tange nossas respostas. O Blog está show! E vc é MARA!

Anônimo disse...

Eliane ,
Foi muito boa a idéia de criação do blog!
Ótimo para tirar duvidas e aproximação maior da professora com os alunos !
Parabéns pelo excelente trabalho que você realiza!
Bjus t+